1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Wordpress logo

 

Os sites do WordPress poderão brevemente ter uma forma mais simples de se integrarem sob o Fediverso, tendo em conta as recentes movimentações neste setor.

 

A Automattic, empresa por detrás do WordPress.com e Tumblr, confirmou ter adquirido o plugin "ActivityPub for WordPress", que até agora era usado como forma de integrar blogs do WordPress no fediverso. Matt Mullenweg, CEO da empresa, confirmou a compra, e indicou que os responsáveis pelo plugin irão agora começar a trabalhar diretamente para a Automattic.

 

Este plugin tinha vindo a ser usado, no passado, para permitir a integração de blogs do WordPress – tanto a versão alojada pela empresa como self-hosted – dentro do fediverso, em plataformas como o Mastodon. Uma vez instalado num site, este permite que os conteúdos do mesmo possam ser lidos diretamente do fediverso – e os utilizadores podem também interagir com os conteúdos.

 

A aquisição pela Automattic indica os planos da empresa em integrar mais desta solução como forma de melhorar a compatibilidade de blogs WordPress com esta plataforma. Até agora, o plugin do ActivityPub tinha sido descarregado mais de 35.000 vezes, e encontrava-se integrado com plataformas como o Mastodon, Pleroma, Friendica, HubZilla, Pixelfed, SocialHome e Misskey.

 

A passagem para a Automattic pode indicar os planos da empresa em suportar ainda mais o seu desenvolvimento, e potencialmente em integrar muitas das suas funcionalidades diretamente na plataforma do WordPress. Ao mesmo tempo, a equipa que anteriormente se encontrava responsável pelo desenvolvimento do plugin passa agora a contar com o apoio da Automattic para as mais variadas tarefas.

 

É importante relembrar que Mullenweg tem vindo a ser bastante apologista de redes abertas como o fediverso, sobretudo para permitir a distribuição de conteúdos pela internet, e menos centralização de conteúdos. No passado, o mesmo tinha já deixado a ideia que o Tumblr poderia vir a adotar o ActivityPub como meio de distribuição de conteúdos.

 

Plataformas como o Mastodon estão em bastante destaque desde que Elon Musk entrou na direção do Twitter, e sobretudo com todas as mudanças que foram feitas sob a plataforma desde essa altura.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech