A Amazon encontra-se a testar um novo sistema que pode ajudar os utilizadores a identificar itens que sejam muitas vezes devolvidos.
O sistema de votação e reviews da Amazon encontra-se longe de ser perfeito, e nem sempre demonstra a imagem completa da qualidade de um produto na plataforma, por muita boa votação que o mesmo tenha. Talvez por isso a Amazon esteja agora a preparar uma nova funcionalidade para ajudar os utilizadores na hora das compras.
De acordo com o portal The Information, a Amazon encontra-se a criar uma tag que vai surgir em produtos que tenham uma elevada taxa de devoluções. Esta nova tag vai surgir junto dos produtos, indicando os que tenham um valor elevado de devoluções por parte dos clientes, depois de serem adquiridos.
De notar que, nos EUA, a Amazon possui a política de permitir a devolução de produtos até 30 dias – e na Europa é também possível realizar o mesmo reembolso, desde que o produto não tenha sido ativamente usado. Este reembolso pode ser feito gratuitamente, mas ainda é um processo bastante complicado para os utilizadores finais de realizarem – portanto, quando um determinado produto possui uma taxa elevada de devoluções, possivelmente algo indica que não estará bem.
Com esta, os utilizadores poderão fazer uma escolha mais acertada na hora de comprarem um novo produto. Também será uma forma de incentivar os vendedores a terem atenção na qualidade dos seus produtos, evitando receberem esta tag nos mesmos.
Para já, a plataforma parece encontrar-se a testar este novo sistema apenas para itens nos EUA, mas eventualmente deve ficar disponível para a plataforma da empresa também noutros países – embora ainda não existe uma confirmação exata de quando isso irá acontecer.
No final, a medida pode ajudar os clientes da plataforma a realizarem escolhas mais acertadas na compra de produtos, sobretudo quando estiverem indecisos sobre um determinado modelo – e sem terem de se basear apenas nas reviews.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!