1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Steam Deck consola da Valve

 

Quando se procura obter o máximo de desempenho possível de um sistema, por vezes realiza o overclock permite exatamente isso. A prática é mais comum de se realizar em computadores fixos, mas teoricamente pode aplicar-se a qualquer dispositivo que tenha um chip dedicado.

 

A Steam Deck não é exceção, e embora a capacidade de processamento da mesma seja impressionante para o dispositivo, existe sempre quem pretenda um pouco mais. Foi o que realizou o canal do YouTube ETA Prime, que decidiu realizar o overclock da consola da Valve.

 

Por padrão, o processador existente na Steam Deck encontra-se entre os 2.4 e 3.5 GHz de clock. No entanto, o youtuber conseguiu usar algumas ferramentas para realizar o overclock do mesmo até aos 4 GHz de forma estável, melhorando consideravelmente o desempenho.

 

Esta tarefa, como se pode ver no vídeo em seguida, não é fácil. Exige a alteração de vários parâmetros pouco usuais da consola, e que caso seja incorretamente aplicados, podem causar danos sérios no hardware. No entanto, o teste demonstrou que é possível colocar a velocidade de clock do processador até 4 GHz, e também da velocidade do processador gráfico integrado passando para os 2000 MHz.

 

 

Usando a aplicação Geekbench 5, o overclock veio trazer melhorias de aproximadamente 100 pontos no teste single core e 300 pontos no teste multi-core. No entanto, se o desempenho aumentou, também a temperatura final do sistema ficou mais elevada, atingindo em algumas situações os 90 ªC.

 

Em testes diretos com jogos, num exemplo de Cyberpunk 2077, este passou de uma média de 36,72 FPS para cerca de 40.31 FPS em overclock. O desempenho certamente que melhorou neste caso.

Horizon: Zero Dawn também registou melhorias, passando de 50 FPS de média para 67 FPS – tendo em conta que o ecrã da Steam Deck se encontra limitado a 60Hz.

 

Obviamente, esta não será uma medida que se aconselhe para todos os utilizadores. O overclock da Steam Deck pode elevar consideravelmente as temperaturas internas dos componentes, acima de valores que poderiam ser considerados seguros. Ao mesmo tempo, também reduz consideravelmente a autonomia da bateria, e causa o desgaste excessivo dos componentes – que pode afetar a vida útil da mesma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech