1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Minecraft imagem de fundo do jogo

 

Minecraft é um dos videojogos mais populares no mercado, com milhões de utilizadores ativos todos os dias em diferentes plataformas. O jogo encontra-se também disponível para dispositivos móveis, permitindo que qualquer um possa ter a capacidade de criar os seus mundos virtuais em qualquer lugar.

 

No entanto, o jogo não é gratuito, o que leva muitos utilizadores, sobretudo os mais pequenos, a procurarem alternativas. E é aqui que entra um novo esquema descoberto recentemente na Play Store da Google.

Investigadores da empresa de segurança McAfee revelaram ter descoberto 38 aplicações maliciosas na Google Play Store, que eram consideradas como alternativas gratuitas ao Minecraft.

 

Estas aplicações, algumas das quais com milhões de downloads, contam com um malware conhecido como "HiddenAds", o qual carrega publicidade nos dispositivos, em segundo plano, e carrega nas mesmas para gerar receitas para os criadores das apps.

 

exemplo de aplicação maliciosa na play store da google

 

As aplicações maliciosas foram descarregadas mais de 35 milhões de vezes, em diversos países, mas com foco para os EUA, Brasil e Canadá. Os jogos mantinham as atividades maliciosas em segundo plano, ocultas dos utilizadores, e como os jogos funcionavam corretamente, muitos utilizadores poderiam nem se aperceber da atividade em segundo plano.

 

A lista das aplicações mais descarregadas inclui os nomes:

  • Block Box Master Diamond – 10 milhões de downloads
  • Craft Sword Mini Fun – 5 milhões de downloads
  • Block Box Skyland Sword – 5 milhões de downloads
  • Craft Monster Crazy Sword – 5 milhões de downloads
  • Block Pro Forrest Diamond – 1 milhão de downloads
  • Block Game Skyland Forrest – 1 milhão de downloads
  • Block Rainbow Sword Dragon – 1 milhão de downloads
  • Craft Rainbow Mini Builder – 1 milhão de downloads
  • Block Forrest Tree Crazy – 1 milhão de downloads

 

Este género de aplicações não se encontram focadas em roubar dados dos utilizadores, mas ainda assim, o carregamento de publicidade em segundo plano pode levar a um uso mais elevado de recursos dos dispositivos, o que acaba por se traduzir num maior aquecimento do mesmo, e redução da autonomia da bateria.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech