O Mastodon é considerado uma das principais alternativas do Twitter atualmente, e agora, a plataforma revelou uma pequena mudança que pode ajudar os utilizadores a terem uma forma de, mais facilmente, criarem contas na plataforma.
Ao contrário do que acontece em outras redes sociais centralizadas, o Mastodon trabalha de forma aberta, onde qualquer utilizador pode associar-se a um servidor diferente. Isto permite que existam centenas de servidores disponíveis – mas torna também complicada a tarefa de novos utilizadores se registarem na plataforma, e saberem exatamente como funciona a mesma.
No entanto, a entidade responsável pelo serviço, recentemente realizou uma alteração para ajudar esses utilizadores. A partir da sua app oficial, o Mastodon agora direciona os utilizadores para criarem as suas contas rapidamente no mastodon.social, a instância principal do Mastodon.
Obviamente, os utilizadores ainda podem criar e usar as contas noutras instâncias, caso assim o pretendam. No entanto, ter este método de registo rápido de contas na plataforma será mais simples para novatos darem os primeiros passos na mesma.
Anteriormente a esta mudança, a integração dos utilizadores nas diferentes instâncias era mais complicada, já que estes teriam de procurar uma que se adaptasse a si, de uma longa lista. O processo poderia ser visto como complicado para alguns – e na verdade, muitos acabavam por nem registar contas exatamente por esse motivo, pensando também que teriam de registar uma conta individual em cada instância que existia.
A medida pode, no entanto, ser vista também com alguma controvérsia, tendo em conta que está a dar foco para a principal instância da entidade. No entanto, o CEO do Mastodon, Eugen Rochko, afirma que esta mudança será algo necessário para ajudar os novos utilizadores, e a longo prazo irá beneficiar todos na plataforma. Ao mesmo tempo, a ideia de ambiente aberto do Mastodon continua bem presente, e isso não vai mudar – os utilizadores ainda possuem total controlo sobre o que pretendem, e mesmo que comecem na instância do Mastodon.social, nada impede de mudar no futuro.
Ao mesmo tempo, a plataforma encontra-se ainda a lançar algumas novidades, previstas para breve, como é o caso da capacidade de citar mensagens dentro do serviço e de melhorar a forma como conteúdos e perfis são apresentados na plataforma.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!