1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Logo do OBS

 

O OBS é um dos programas mais usados para a gravação e transmissão de conteúdos na internet, usado por milhares de criadores de conteúdos em diferentes plataformas. E agora, com a mais recente versão disponível, os utilizadores podem começar a transmitir com ainda mais qualidade.

 

A nova versão do OBS Studio 29.1 encontra-se finalmente disponível, sendo que o grande destaque encontra-se no suporte nativo ao encoding em AV1 para o YouTube. Com esta novidade, os utilizadores que tenham gráficas capazes de realizar o encoding de conteúdos em AV1, podem realizar a transmissão dos mesmos diretamente para o YouTube.

 

Este codec permite que os utilizadores transmitam conteúdos com mais qualidade que o H.264, mas mantendo o bit rate. Ao mesmo tempo, este permite também que os criadores transmitam os conteúdos em altas resoluções, como 4K, consumindo menos largura de banda. O YouTube atualmente encontra-se a testar em formato "beta" o suporte a AV1.

 

Estas melhorias são possíveis graças também às alterações feitas no padrão Enhanced RTMP (Real-Time Messaging Protocol), que permitem o suporte aos novos formatos de vídeo. Esta tecnologia também permite o suporte a HDR, mas de momento o OBS não suporta o mesmo.

 

A funcionalidade encontra-se disponível para placas da AMD, NVIDIA e Intel que contam com suporte a AV1. O YouTube ainda realiza o encoding para VP9 aos utilizadores finais, mas a qualidade deve ser ainda assim superior.

 

A ter também em conta que, de momento, o AV1 apenas é suportado no YouTube, portanto quem use o Twitch ainda se encontra limitado aos padrões anteriores – independentemente da placa que possuam.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech