Uma grande parte dos negócios da Google encontra-se associada com publicidade, e as suas plataformas são também uma das formas como a empresa gera dinheiro. O YouTube é um exemplo disso, onde a publicidade presente no site é usada para ajudar os criadores de conteúdos, mas também a empresa no final.
No entanto, nos últimos anos os bloqueadores de publicidade começaram a ser cada vez mais vulgares de se encontrar, e cada vez mais utilizadores encontram-se também a usar os mesmos para garantirem menos "distrações" nos sites que navegam.
No entanto, isto não será algo que a Google certamente aprecie. E como tal, a empresa parece agora encontrar-se a testar um novo sistema para o YouTube, que pode identificar os utilizadores que tenham bloqueadores de publicidade nos seus navegadores, e aplicar restrições na plataforma.
De acordo com um utilizador do Reddit, a Google encontra-se a realizar uma experiência dentro do YouTube, bloqueando o acesso de quem tenha um bloqueador de publicidade ativo no seu navegador. Os utilizadores com estes bloqueadores devem ter apresentado uma mensagem de alerta, a informar que devem permitir publicidade no YouTube ou, em alternativa, subscrever ao YouTube Premium.
Curiosamente, a mesma mensagem parece apresentar uma opção que permite aos utilizadores continuarem para os vídeos, mesmo que o adblocker não tenha sido inteiramente desativado. Ou seja, esta mensagem pode ser apenas mais um contratempo para quem use bloqueadores de publicidade do que propriamente uma limitação para acesso aos vídeos.
De notar que, para já, o YouTube não confirmou oficialmente a mudança, mas um dos moderadores no Reddit confirmou ter contactado um contacto na Google, o qual indicou que esta medida se encontrava em testes junto de alguns utilizadores.