O Youtube tem vindo a aplicar novas medidas para combater os bloqueadores de publicidade na sua plataforma, e a mais recente pode agora ser também uma das mais efetivas nesse sentido – embora com alguns problemas em mente.
Faz alguns meses que o YouTube tem vindo a aplicar novas medidas para combater os bloqueadores de publicidade na sua plataforma, com códigos especificamente criados para prejudicar a experiência de quem usa este género de extensões – e tentando fortalecer as vendas do YouTube Premium.
Até agora, as tentativas parecem ter sido frustradas, já que a maioria dos bloqueadores de publicidade conseguiram dar a volta a tais bloqueios. Porém, a empresa encontra-se agora a testar um novo método para tal, passando a colocar diretamente a publicidade na transmissão dos conteúdos.
Este novo formato integra a publicidade diretamente na transmissão dos conteúdos, do lado dos servidores do YouTube. Ou seja, não seria aplicado nenhum código a nível do site, que é normalmente onde os bloqueadores de publicidade tentam contornar. Desta vez, a publicidade seria integrada diretamente na transmissão dos vídeos, a partir dos servidores do YouTube.
Este formato pode tornar mais complicada a tarefa de bloquear a publicidade, uma vez que esta iria surgir como qualquer outro conteúdo de vídeo transmitido pela plataforma. Ao mesmo tempo, poderia fazer com que aplicações de terceiros para reprodução de conteúdos do YouTube, como o NewPipe, possam começar também a apresentar publicidade, visto que esta seria integrada diretamente na transmissão dos vídeos.
A aplicação SponsorBlock, que se foca em permitir contornar anúncios de vídeos no YouTube, confirmou que a Google está a aplicar testes neste sentido, e que alguns utilizadores já se encontram a verificar os mesmos. Para já ainda não será algo distribuído em larga escala, mas é possível que a empresa venha a aplicar o mesmo para mais utilizadores em breve.
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