1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Disco NVMe sob fogo

 

Hoje em dia é praticamente impossível montar um sistema novo sem que tenha um disco SSD. E apesar de existirem melhorias consideráveis ao usar até mesmo um SATA SSD, é quando se passa para um NVMe que realmente se tira melhor proveito das capacidades.

 

No entanto, apesar de terem melhor desempenho, os discos NVMe também tendem a ser mais caros, e a aquecerem consideravelmente mais, devido aos seus próprios componentes e formato de funcionamento. E recentemente, alguns discos com um controlador específico começaram a sentir este género de problemas.

 

Segundo o portal TechPowerUp, alguns discos recentes no mercado com o controlador PS5026-E26 da Phison encontram-se a sobreaquecer, levando ao mais variado género de problemas. O sobreaquecimento dos NVMe não apenas prejudica o hardware, como também pode levar a encerramentos inesperados do disco.

 

Foi exatamente isso que se verificou com o disco Corsair MP700, que usa este controlador. De acordo com o portal, o disco encontra-se a atingir temperaturas elevadas no processamento de dados, antes de se desligar para evitar problemas mais graves.

A mesma situação verifica-se também no T700 da Crucial, que conta com o mesmo controlador, bem como no Gigabyte Gen5 10000.

 

Ao atingirem as suas temperaturas de funcionamento mais elevadas, os discos acabam por ter desempenhos consideravelmente mais reduzidos, em alguns casos atingindo mesmo a impossibilidade de transferir corretamente os dados.

 

Em comunicado ao portal Phoronix, a Phison afirma que a falha que estaria a levar a este problema foi rapidamente identificada, sendo que já se encontra em testes uma correção para a mesma. No entanto, esta ainda deverá demorar algum tempo até começar a ser disponibilizada para os utilizadores em geral – além de que será necessário aguardar que cada fabricante lance a atualização de firmware para os seus discos.

 

No entanto, a empresa também deixou a indicação que praticamente todos os discos NVMe PCIe 5.0 devem ser usados sempre com um sistema de dissipação de calor, tendo em conta que este formato de discos tende a aquecer consideravelmente mais que o normal, levando eventualmente a problemas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech