1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Dr. John Goodenough

 

Se usa um dispositivo eletrónico portátil no dia a dia, como um smartphone, possivelmente usa também uma invenção de Dr. John Goodenough: a bateria de lítio.

 

No entanto, um dos cientistas mais influentes dos últimos anos, faleceu durante o dia de ontem. A Universidade do Texas confirmou que John Goodenough faleceu, com 100 anos.

 

Ainda antes da sua altura, Dr. M. Stanley Whittingham foi um dos primeiros cientistas que começou a trabalhar na criação de baterias de lítio. No entanto, foi Goodenough que em 1980, na Universidade de Oxford, alcançou o feito de criar uma das primeiras baterias de lítio. A ideia viria a ser aperfeiçoada por Dr. Akira Yoshino, antes da Sony ter pegado na tecnologia e criado a primeira bateria comercialmente aceitável em 1991.

 

Apesar de as tecnologias de baterias terem evoluído ao longo dos anos, Goodenough é considerado o pai da tecnologia, sendo que as suas descobertas permitiram dar os primeiros passos em tornar as baterias atuais uma realidade.

 

Goodenough sempre se manteve meio distante da esfera pública, mas foi várias vezes reconhecido pelas suas descobertas. Este recebeu o prémio nobel da química em 2019.

Mesmo anos depois da criação, as baterias de lítio ainda se encontram bastante usadas em produtos do dia a dia, embora a tecnologia esteja agora a evoluir para novos produtos, em parte devido à indústria dos veículos elétricos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech