1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

logo do bitcoin em fundo vermelho laser

 

A bolsa global de criptomoedas Binance divulgou o seu relatório semestral detalhando a saúde da indústria. Lançado no final do primeiro semestre de 2023, o relatório de 120 páginas cobre as principais verticais da indústria, incluindo Bitcoin, camada 1 (L1), camada 2 (L2), stablecoins, DeFi [Finança Descentralizada] e NFTs. Examina também jogos, metaverso, financiamento e adoção institucional.

 

O relatório da Binance, que abrange toda a primeira metade do ano, revela o estado da adoção, uso e inovação em todas as principais categorias do mundo dos criptoativos. Esta análise constitui um argumento convincente de que a indústria está em melhor estado do que o esperado, formando uma base sólida para o crescimento no segundo semestre e em 2024.

 

As principais conclusões incluem:

  • A capitalização de mercado total aumentou 30% numa base anual, fechando em 1,17 milhões de milhões de dólares a 30 de junho;
  • O domínio do Bitcoin encerrou o semestre no seu nível mais alto desde abril de 2021, enquanto a sua correlação com a TradFi [Finança Tradicional] está agora num mínimo de três anos;
  • Apesar de um declínio de 7% no valor do mercado global de stablecoin, o USDT alcançou um aumento de 26% na participação de mercado no acumulado do ano ("YtD");
  • O staking líquido tornou-se no maior setor de DeFi.

 

O relatório destaca métricas que não são imediatamente aparentes para os day traders, mas cujo crescimento pode ser interpretado como positivo. Por exemplo, o volume de transações de Bitcoin aumentou 185% em relação ao ano anterior, enquanto as transações de rede [“network transactions”] aumentaram 58% e as taxas de transação médias 143% [“TX Fees”, o valor cobrado pelos mineradores pelo processamento de transações de bitcoin]. Este aumento na utilização da rede foi parcialmente atribuído ao crescimento de Ordinals que permitem que NFTs sejam criados e negociados na rede Bitcoin.

 

Crucialmente, o hashrate usado para proteger a blockchain do Bitcoin também aumentou 40% em relação ao ano anterior, com a dificuldade de mineração a aumentar em paralelo, registando um aumento de 43%. Embora a análise on-chain tenha sido fortemente utilizada no extenso relatório semestral da Binance, ele também extrai dados de outras fontes, incluindo a “análise de sentimento”: o Bitcoin Fear & Greed Index duplicou desde janeiro, mostrando um aumento da confiança dos traders.

 

Em quase todas as verticais analisadas pela Binance, a indústria de cripto registou um crescimento impressionante durante o primeiro semestre. Na DeFi, o número de utilizadores aumentou 43% YtD e até mesmo os volumes de NFTs aumentaram em comparação com a segunda metade de 2022, apesar da diminuição dos preços mínimos.

 

Em termos de captação de fundos, a Binance relata que os 10 principais fundos arrecadaram um total de 3,6 mil milhões de dólares no primeiro semestre. Também há ampla evidência para apoiar a adoção institucional, incluindo testes significativos envolvendo CBDCs, projetos corporativos de blockchain e o surgimento de ativos do mundo real on-chain.

 

O relatório conclui com uma nota de alta, afirmando: "O mercado beneficiou largamente da época do ‘Bitcoin ETF’, dando novo ímpeto ao mercado, uma vez que o Bitcoin atingiu novos máximos para o ano, ajudando a aumentar a confiança dos investidores. À medida que embarcamos na segunda metade do ano, esperamos ver mais inovações, maior adoção e um futuro ainda mais brilhante".

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech