A AMD pode estar a preparar-se para revelar uma nova placa gráfica no mercado, e se tivermos em conta as mais recentes características reveladas da mesma, existe o potencial de que esta venha a ser um desastre como aconteceu com a RTX 4060 Ti da NVIDIA.
A nova RX 7800 XT da AMD foi alegadamente revelada pela PowerColor, através do seu site, onde as características da nova placa foram indevidamente publicadas. Apesar de a placa ainda não ser oficial, os rumores sobre a mesma por parte da AMD fazem já algumas semanas, como tal não será inesperado que esta venha a surgir em breve.
No entanto, apesar de novas placas não serem propriamente uma surpresa, o que se pode dizer que é serão as características. O site da fabricante revelou algumas das características finais para este modelo da gráfica, e se tivermos isso em conta, poderemos esperar um desempenho que vai ser apenas marginalmente superior ao da RX 6800.
As características apresentadas no site não podem ser consideradas “oficiais”, tendo em conta que a placa ainda não foi confirmada. No entanto, estas descrevem a RX 7800 como tendo 16 GB de memoria GDDR6, com um processador de 60 Compute Units (CUs) – o máximo permitido pela arquitetura. O clock principal encontra-se nos 2255MHz, com boost até 2565MHz (em overclock).
A interface de memória será em 256-bit e conta com um clock de 18.0 Gbps.
Se tivermos em conta estas características, a única real vantagem para este novo modelo encontra-se a nível da velocidade da memória ligeiramente mais rápida que as gerações anteriores – o que não compensará a evolução face aos modelos anteriores no mercado.
Além disso, temos de ter em conta o preço final de venda, que caso seja superior ao da RX 6800, tornam a placa ainda menos atrativa para os consumidores em geral. Ainda se desconhece, para já, detalhes a nível dos preços de venda.
Espera-se que as novidades da placa venham a ser reveladas em breve de forma oficial, mas tendo em conta estas características, não esperamos grandes novidades para a mesma – e existe o potencial de vermos novamente a situação que aconteceu com a RTX 4060 Ti da NVIDIA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!