Durante a semana passada, a Intel revelou uma nova versão dos drivers 31.0.101.4578., focados para Windows, e ainda em fase beta. Estes drivers traziam melhorias para as placas Intel Arc e o jogo Baldur's Gate 3.
No entanto, parece que esta atualização chega também com algumas alterações a nível da recolha de dados que a Intel realiza dos sistemas, e que não foram documentadas pela empresa na lista de alterações.
O portal TechPowerUp revelou que, durante a instalação dos drivers mais recentes, a Intel agora marca também a opção de instalação do Computing Improvement Program (CIP). Basicamente, este é um programa focado em recolher dados dos sistemas dos utilizadores, para ajudar a Intel a melhorar os drivers e identificar possíveis falhas.
A opção de instalar esta configuração encontra-se ativa por padrão, mas os utilizadores podem desativar a mesma, caso pretendam. No final, o CIP é um programa da Intel que se instala em segundo plano, e recolhe alguns dados do sistema dos utilizadores.
Entre os dados recolhidos encontram-se, no entanto, algumas informações que podem ser consideradas sensíveis por alguns utilizadores. De acordo com o site da Intel, o programa recolhe as categorias de sites que os utilizadores acedem, como usam o computador, dados do sistema e hardware, bem como outras informações sobre o ambiente do sistema.
Esta informação pode ser algo que nem todos os utilizadores pretendam que seja recolhida. No entanto, a nova versão dos drivers da empresa encontra-se a automaticamente configurar o programa para tal.
Felizmente a Intel permite que o programa seja removido ou desmarcado da opção de atualização.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!