A Meta vai, brevemente, começar a fornecer Stories e Reels em formato cronológico, de forma a seguir as novas diretivas europeias sobre conteúdos disponibilizados na internet. Em causa encontra-se a Digital Services Act (DSA), que a Meta afirma exigir algumas mudanças na forma como os utilizadores acedem aos conteúdos.
A Meta afirma que esta novidade vai surgir como parte das novas regras, que obrigam as entidades a fornecer feeds alternativos onde os utilizadores possam aceder a conteúdos que não tenham sido personalizados para as suas preferências – por exemplo, com base nos seus gostos.
A empresa afirma ainda que, ao longo dos últimos meses, mobilizou mais de 1000 funcionários focados em criar soluções para os requisitos da DAS, e de forma a garantir que a empresa está em conformidade com as novas leis quando estas entrarem inteiramente em vigor. Algumas das mudanças devem aumentar a transparência de como as plataformas sociais funcionam e como os conteúdos são recomendados.
A Meta afirma que, durante as próximas semanas, vai começar a disponibilizar certas funcionalidades das suas plataformas, como as Stories, Reels, Pesquisa e outros sem terem personalização pela IA da empresa e os seus algoritmos.
Como exemplo, a empresa refere que os utilizadores do Facebook e Instagram terão a capacidade de ver conteúdos apenas de utilizadores que sigam, e em ordem cronológica do mais recente para o mais antigo.
No entanto, ainda se desconhece como a Meta pretende implementar estas alterações. Certamente isto será algo que os utilizadores devem começar a verificar durante as próximas semanas, com as alterações que serão feitas na plataforma.
Ao mesmo tempo, os utilizadores terão ainda a capacidade de usar as pesquisas das plataformas sociais, para encontrarem conteúdos que sejam adaptados ao termo pesquisado, e onde não tenha sido aplicada personalização para surgirem resultados com base nas preferências de cada um.
A nível da Biblioteca de anúncios, a Meta afirma que se encontra a adaptar a mesma para apresentar todas as campanhas que foram apresentadas, por uma empresa, a utilizadores na União Europeia – mesmo que tenham sido arquivadas.
Todas as mudanças devem começar a ser implementadas durante as próximas semanas, ao mesmo tempo que se aproxima a data limite para que as novas leis europeias comecem a entrar em vigor.