A Meta tem vindo a realizar fortes investimentos em modelos de IA, focados nas mais variadas tarefas. E agora, a empresa encontra-se a expandir os mesmos com o novo SeamlessM4T, um modelo que é capaz de traduzir conteúdos em mais de cem idiomas diferentes em formato de fala para texto.
Tal como todos os últimos modelos revelados pela Meta, este encontra-se totalmente aberto para investigadores. Segundo a empresa, este novo modelo é uma verdadeira “revolução” na inteligência artificial usada para converter fala para texto, bem como para a tradução desses conteúdos.
A ideia da Meta será criar um modelo de IA capaz de unir todos os idiomas do mundo, e que pode ter vários efeitos práticos para o dia a dia. Uma das grandes vantagens deste modelo em comparação com as alternativas encontra-se no suporte para diferentes processos de tradução e transcrição — texto para texto, fala para fala, fala para texto e reconhecimento de fala – estando tudo integrado em apenas um sistema central.
O modelo é até capaz de reconhecer quando os utilizadores falam mais do que dois idiomas na mesma frase, separando os mesmos conforme necessário.
A Meta considera que o SeamlessM4T pode vir a ter várias utilizações no mercado, mas um dos focos que a empresa se encontra a centrar será para a moderação de conteúdos. A Meta acredita que este modelo pode ser usado para criar ferramentas automáticas de moderação para grandes plataformas sociais, capazes de identificar e remover conteúdos potencialmente abusivos de forma relativamente rápida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!