A Microsoft encontra-se a alertar os utilizadores para o facto de, brevemente, vir a descontinuar os protocolos considerados como inseguros da tecnologia TLS, na versão 1.0 e 1.1.
As comunicações TLS foram criadas como forma de garantir uma camada adicional de segurança para a transmissão de conteúdos na internet. No entanto, faz já bastante tempo que as especificações do TLS 1.0 e 1.1 se encontram consideradas como inseguras.
O TLS 1.0 foi inicialmente revelado em 1999, com o TLS 1.1 a surgir em 2006. Estes contam atualmente com várias falhas, e foram praticamente todos corrigidos e atualizados para o TLS 1.3, a versão mais recente agora disponível.
Com isto, a Microsoft vai juntar-se na lista de entidades que começam a descontinuar o suporte para estes protocolos mais antigos. A partir de Setembro de 2023, todas as versões do Windows 11 lançadas no programa Insider vão contar com o TLS 1.0 e 1.1 desativadas por padrão. Inicialmente os utilizadores ainda as poderão reativar, caso necessitem, ou caso venham ativadas de versões anteriores.
No entanto, a ideia da empresa será gradualmente começar a remover o suporte das mesmas.
Espera-se que esta medida venha a ter pouco impacto para os utilizadores em geral, tendo em conta que as tecnologias foram praticamente todas alteradas para as versões mais recentes e seguras. O maior impacto espera-se que seja a nível de empresas, onde ainda podem existir tecnologias antigas em uso.
De relembrar que o Windows 10 foi o primeiro a suportar o TLS 1.3, desde Agosto de 2020, e encontra-se ativado por padrão em todas as novas instalações do sistema, bem como da versão mais recente do Windows 11.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!