Desde o mês passado que vários utilizadores começaram a receber mensagens de erro no Windows, com o código de erro “UNSUPPORTED_PROCESSOR”. Este problema começou a ocorrer depois de terem sido fornecidas atualizações para o Windows 10 e 11.
Curiosamente, o problema apenas afetava placas mãe da MSI, nas séries 600 e 700. A empresa tinha, na altura, confirmado o problema e indicou que estaria a retificar o mesmo. E agora surgem mais detalhes sobre o que realmente aconteceu.
De acordo com a mensagem da MSI, a falha estaria associada com uma alteração nas definições do firmware respeitantes à Intel Hybrid Architecture, que afetou sobretudo sistemas com processador i9 de 13ª geração.
Para corrigir a falha, a MSI lançou uma nova atualização da BIOS para as motherboards afetadas, que os utilizadores podem agora aplicar para corrigir o problema. Esta atualização vai encontrar-se disponível nas próximas semanas no site da MSI correspondente a cada placa afetada – os utilizadores necessitam de manualmente descarregar e aplicar a atualização.
Entre os modelos de motherboards afetadas encontram-se:
- MEG Z790 ACE
- MPG Z790 CARBON WIFI
- MPG Z790 EDGE WIFI
- MAG Z790 TOMAHAWK WIFI
- PRO Z790-A WIFI
- PRO Z790-P WIFI
- PRO Z790-P
- PRO Z690-A WIFI
- PRO Z690-A
A MSI afirma que as atualizações da BIOS devem ser fornecidas até ao final de Setembro, sendo aconselhado a todos os utilizadores irem verificando por novidades nas páginas associadas com as motherboards.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!