Desde que Elon Musk entrou para a direção do Twitter, agora X, muito se mudou na plataforma. Já vimos centenas de alterações na forma como a plataforma funciona, e sobretudo, na ideia de “liberdade de expressão” que Musk tinha prometido para a mesma.
No entanto, essa liberdade de expressão ainda não é bem clara para todos. Em parte seja porque a própria plataforma parece censurar conteúdos, ou porque existe demasiada liberdade. Tanta que permite até violar algumas leis.
Não é a primeira vez que filmes completos são publicados no Twitter, agora X, aproveitando algumas das suas funcionalidades – como é o caso de permitir envios de vídeos de longa duração com contas Premium.
Agora, um dos grandes lançamentos do ano no cinema está a chegar... ao X. Várias contas na plataforma encontram-se a partilhar o filme completo da Barbie diretamente na X. As publicações contendo estes conteúdos somam já milhares de visualizações em apenas algumas horas.
Com uma rápida pesquisa na plataforma é possível encontrar contas verificadas, que estão a aproveitar os recursos das mesmas para publicarem filmes completos, com o mais recente a ser o da Barbie. Obviamente, isto é uma violação dos direitos de autor, e o conteúdo não é diretamente permitido na plataforma.
Mas isso não impede que as contas estejam ativamente a publicar o conteúdo, e sem aparente moderação. Existem filmes que estão disponíveis faz apenas algumas horas, e contam já com mais de 6 milhões de visualizações.
Quando os conteúdos ganham tração, a plataforma eventualmente remove os mesmos, mas sem grandes penalizações para a conta que realizou a atividade, levando a que esta possa continuar a publicar outros conteúdos no mesmo formato.
Tentamos entrar em contacto com a X para obter esclarecimentos sobre como as medidas são aplicadas nas suas próprias regras, mas a empresa não possui um departamento para comunicações externas.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!