Faz algum tempo que existem rumores que o WhatsApp se encontra a testar formas de monetizar a sua plataforma. Apesar de pertencer à Meta, a plataforma de mensagens não conta com grandes meios de obter receitas para a empresa.
Com isto, um dos rumores que tem vindo a surgir pela internet encontrava-se na possibilidade de a plataforma integrar publicidade nas suas conversas. Isto não seria algo invulgar, tendo em conta, por exemplo, o Messenger – que conta com publicidade.
No entanto, parece que estes rumores não são propriamente corretos. A própria WhatsApp veio agora desmentir os mesmos. Will Cathcart, diretor da divisão do WhatsApp, revelou na X que o WhatsApp não se encontra a programar integrar publicidade na sua plataforma.
Os rumores sobre tal começaram a ganhar força depois do portal Financial Times ter indicado que a empresa estaria a trabalhar num sistema de publicidade para a plataforma – e que iria funcionar de forma similar ao que se encontra no Messenger.
No entanto, segundo Cathcart, estes rumores não são verdadeiros, sendo que não existe qualquer plano para que sejam aplicados anúncios sobre a plataforma. O executivo indica que a plataforma não se encontra a realizar testes, nem possui planos, para integrar publicidade diretamente na sua plataforma – mesmo que isso também indique que a mesma não gera diretamente receitas para a Meta.
De relembrar que o WhatsApp tem vindo a manter-se livre de publicidade desde a sua criação, e mesmo quando foi adquirido pela Meta em 2014 (na altura ainda o Facebook), os gestores da plataforma garantiram que iam manter o serviço dessa forma.
Inicialmente o WhatsApp cobrava uma taxa anual pelo uso de valor relativamente baixo – cerca de um euro – mas a mesma foi retirada depois da inclusão no Facebook.
Ao longo dos anos, a Meta tem vindo a focar-se no WhatsApp Business como forma de obter receitas da plataforma, junto de empresas, mas mantendo a sua oferta base completamente gratuita para os utilizadores.
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