Recentemente a Microsoft começou a disponibilizar uma nova atualização para o Windows 11, que por entre as novidades incluía a capacidade dos utilizadores acederem ao Copilot. Este é o assistente baseado em IA da Microsoft, que usa a mesma tecnologia que o Bing Chat mas integrado no Windows.
A funcionalidade do Copilot é certamente importante, e embora ainda não esteja disponível para todos os utilizadores, os primeiros detalhes revelados do mesmo apontam que pode vir a ajudar consideravelmente os utilizadores para tarefas do dia a dia. No entanto, com esta novidade, surgem também algumas questões na forma como a mesma se encontra a ser integrada no sistema.
De acordo com o portal Ghacks, tal como acontece com o Bing Chat regular, agora o Windows Copilot também vai começar a apresentar publicidade em certas questões que sejam colocadas no mesmo. Quando os utilizadores usem o Copilot para colocar questões especificas, sobretudo as que levem para a compra de produtos, a Microsoft vai apresentar alguns anúncios do Bing dentro dos conteúdos de resposta – ou seja, trazendo mais publicidade para dentro do ambiente do Windows.
Isto será particularmente importante de ter em conta quando, recentemente, também surgiram indicações que campanhas de publicidade maliciosa estariam a ser propagadas via o Bing, e a passar diretamente para as respostas fornecidas no Bing Chat. Portanto, nada impede que o mesmo venha eventualmente a ocorrer também nesta plataforma do Windows Copilot, tendo em conta que partilham a mesma base de publicidade.
De notar que o Windows Copilot ainda não se encontra disponível na zona europeia, tendo em conta as restrições e leis mais apertadas na forma como a empresa pode integrar a funcionalidade no Windows.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!