A Red Hat tem vindo a aplicar algumas medidas no mercado do software livre, que foram vistas com desagrado em geral pela comunidade. E parece que essas medidas também não são bem apreciadas por um dos fundadores do movimento de software livre.
Richard Stallman, um dos mais reconhecidos fundadores de software livre da atualidade, afirmou numa recente entrevista que não se encontra segundo as recentes medidas implementadas pela Red Hat.
Stallman, que se encontra atualmente a batalhar com cancro, deixou claro que apesar do tratamento que se encontra a realizar, este irá continuar a defender as causas de uso para software livre.
Segundo Stallman, a Red Hat encontra-se a aplicar práticas que vão contra a ideologia de software livre, nomeadamente na forma como impede os clientes de partilharem código-fonte de software aberto da empresa. Este afirma que as práticas podem ser consideradas uma violação da licença GPL, a qual garante o direito de redistribuir o software livre.
O mesmo não afirma inteiramente que a atitude da empresa seja “ilegal”, mas aponta as mesmas como anti-social.
Este afirma que a Red Hat encontra-se a deixar ameaças para os clientes que pretendem redistribuir o software livre, quando essa deveria ser a ideia base da empresa e da própria ideologia.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!