Em plena semana de Black Friday, onde várias plataformas pela internet encontram-se a aplicar descontos e promoções, o mesmo não se verifica para vários jogadores da Steam em países como a Argentina e Turquia.
Tal como estava planeado, a Steam começou a alterar os preços de várias regiões, passando a vender os títulos nas mesmas com base no Dólar, invés das moedas locais. Isto veio causar que certos títulos dentro da Steam tenham verificados aumentos substanciais de preço dentro de cada região.
A medida foi aplicada no passado dia 20 de Novembro, e surge como parte de mudanças que eram já previstas faz alguns meses. A ideia da Steam será colocar as plataformas a usarem como base o preço do Dólar, invés da moeda local. A Valve afirma que esta medida seria mais justa para os programadores, que iriam assim receber as verdadeiras receitas dos seus jogos.
No entanto, a medida veio também com o substancial aumento de preço para alguns títulos. Um dos exemplos encontra-se na Argentina, com o título Stardew Valley. Antes desta medida, o jogo encontrava-se a cerca de 0.50 dólares, quando era convertido dos pesos argentinos. No entanto, depois desta medida da Valve, o jogo encontra-se agora a 14.99 dólares, o que representa um aumento de quase 2900%.
A medida aplica-se também a jogos como Far Cry 5, Starfield e Call of Duty, que tiveram aumentos substanciais de preço desde que a medida foi aplicada.
Apesar de a Valve ter indicado que a mudança será focada em tornar a plataforma mais adaptada para o mercado global, e de garantir que os programadores recebem os seus valores de forma justa, alguns acreditam que a medida pode ter sido realizada por alguns utilizadores usarem estes países para adquirirem jogos a valores consideravelmente mais reduzidos do que nos que se encontram, aproveitando as diferenças de valor derivado das moedas locais.
Os dois países mais afetados por esta medida parece ser a Argentina e Turquia, onde muitos títulos encontram-se agora em valores consideravelmente mais elevados para a moeda local – embora em valores regulares quando comparado a países como os EUA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!