As mudanças que a X tem vindo a realizar podem estar a beneficiar alguns utilizadores, mesmo que estes sejam conhecidos por partilharem desinformação dentro da plataforma. Este é o resultado de um recente estudo feito pela entidade NewsGuard, a qual afirma que existem utilizadores Premium na X, a receber ganhos da publicidade, que são conhecidos por partilhar desinformação.
O estudo analisou a publicidade que surgiu próxima de publicações entre 13 e 22 de Novembro. As publicações faziam afirmações de conspiração e falsas sobre temas como a guerra em Israel.
Segundo a entidade, foram analisadas 30 publicações diferentes, com um total combinado de 92 milhões de visualizações. Estas publicações continham claros conteúdos de desinformação, com mensagens enganadoras sobre situações ativas no momento – além de que as contas em si que as partilhavam eram também conhecidas por este género de conteúdos, e teriam um valor elevado de seguidores.
De acordo com a NewsGuard, as contas teriam o selo de verificado, e estariam a receber ganhos monetários da publicidade que surgia próxima dos seus conteúdos. No entanto, a publicidade presente nos conteúdos prova a falta de moderação existente na X, e tanto gera receitas para a empresa, como também para os utilizadores, caso estes tenham o sistema de monetização de conteúdos ativo nas suas contas Premium.
Num dos exemplos da NewsGuard, esta partilhou uma mensagem claramente associada com desinformação, mas onde se verifica a publicidade associada com a empresa Pizza Hut.
A ter em conta que, recentemente, surgiram informações que vários dos maiores anunciantes da X começaram a desativar as suas campanhas na rede social, depois de alegações que os conteúdos estariam a surgir próximos de mensagens de desinformação e de ódio na plataforma. Nomes como a IBM, Apple e Disney terão realizado esta tarefa.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!