O Facebook encontra-se, sem duvida, a apostar na partilha de vídeos na sua plataforma. Este meio tem vindo a ser cada vez mais destacado dentro da rede social, fazendo desta uma rival do Youtube.
No entanto, ainda existe algo em que o Youtube está à frente: os ganhos para os criadores dos conteúdos. O Facebook não efetua atualmente nenhum pagamento pela publicidade apresentada em vídeos, algo que é motiva muitos criadores de conteúdos a partilharem no Youtube. Porém, isso pode vir a mudar no futuro.
Durante a conferencia de apresentação dos resultados financeiros, relativos ao terceiro trimestre de 2015, Mark Zuckerberg revelou que a rede social encontra-se a testar um novo meio de os criadores de vídeos ganharem algo por partilharem conteúdos na plataforma.
Encontra-se atualmente em teste um sistema de partilha de ganhos, em que o Facebook divide os ganhos obtidos em publicidade sobre um determinado vídeo com os criadores do mesmo. Este sistema encontra-se ainda numa fase de testes sobre um pequeno grupo de parceiros, pelo que ainda deverá demorar algum tempo até ser disponibilizado a todos os interessados. Mas o feedback obtido até ao momento aparenta ser positivo.
Mark Zuckerberg afirma ainda que muitos dos vídeos partilhados na plataforma possuem como intuito a interação social, não sendo destacado os ganhos oriundos dos mesmos. Este sistema deverá ter como alvo apenas as empresas e criadores de conteúdos premium.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!