A Google e a Apple encontram-se a trabalhar em conjunto para evitar que os utilizadores sejam rastreados usando dispositivos como o AirTag. A ideia das duas empresas passa por criar um sistema universal, que seja capaz de identificar quando os utilizadores estejam a ser monitorizados com estes objetos, independentemente do sistema onde se encontrem.
E ao que parece, a parceria entre as duas empresas pode estar próxima de dar os primeiros frutos. De acordo com o investigador Mishaal Rahman, a primeira versão do sistema de bloqueio para localizadores Bluetooth encontra-se muito perto de ser disponibilizada.
Este sistema iria ser integrado diretamente no Android e iOS, sem que seja necessária uma aplicação externa. Basicamente, o mesmo iria permitir aos utilizadores verificarem se estão a ser seguidos por estes acessórios, com a funcionalidade de monitorização integrada no sistema operativo. Este iria funcionar independentemente do fabricante do acessório de monitorização via Bluetooth.
O sistema foi recentemente registado no portal da IETF (Internet Engineering Task Force), o que pode indicar que, do lado da Apple, encontra-se perto de ser disponibilizado. Do lado da Google, a empresa já lançou um sistema básico para esta monitorização, dentro das versões recentes do Android, mas espera-se que a ajuda da Apple possa melhorar este sistema para identificar também dispositivos AirTag da Apple.
É possível que novidades neste sentido venham a ser fornecidas durante os próximos meses.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!