Brevemente vai ser possível realizar transferências bancárias de forma muito mais simples, usando apenas o número de telefone dos destinatários.
Este sistema já se encontrava em desenvolvimento faz algum tempo, mas a partir de Junho vai oficialmente ficar disponível para todos. De acordo com Banco de Portugal, a funcionalidade vai permitir que qualquer pessoa com uma conta bancária, que tenha o seu número de telefone associado com a mesma, possa realizar rapidamente transferências bancárias.
Até agora, a transferência bancária apenas seria possível usando o IBAN, o que poderia não ser prático para todos. Com esta medida, os bancos passam a permitir que a transferência seja feita também via o número de telefone, ou no caso de empresas, do NIPC da mesma.
O banco de Portugal já se encontrava a trabalhar nesta ferramenta faz algum tempo, apelidada de “Proxy Lookup”. A mesma permite criar uma base de dados central, com os números de telefone e NIPCs associados a cada conta bancária, de onde se pode depois realizar as transferências num formato mais simples.
O sistema funciona de forma similar ao que existe no MBWay, mas neste caso será para transferências bancárias diretas, sem a necessidade de usar um cartão bancário para tal – como no sistema atual da SIBS.
A partir de 24 de junho o sistema pode começar a ser implementado em todas as entidades bancárias, ficando obrigatório a partir de 16 de Setembro. Para já o sistema apenas se foca para utilizadores em Portugal, mas futuramente será também possível usar o mesmo para transferências entre qualquer pais da zona europeia.
A partir de maio, os utilizadores terão acesso a uma nova funcionalidade de confirmação de beneficiário, que permite validar a entidade para onde se pretende realizar a transferência bancária, evitando possíveis erros no processo.
Com esta funcionalidade, quando a transferência for realizada, os utilizadores necessitam de confirmar o destino da mesma, e se corresponde ao nome pretendido para onde se pretenda enviar o dinheiro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!