Xiaolang Zhang, ex-engenheiro da Apple, foi recentemente condenado pelo roubo de informação interna da empresa, durante o período em que o mesmo esteve a trabalhar com a entidade.
Zhang fazia parte da equipa que estaria a trabalhar no altamente secreto veiculo elétrico da Apple, conhecido apenas como Projeto Titan. O engenheiro terá sido acusado pelas autoridades do roubo de informações internas da Apple em 2018, e desde então o caso tem estado pendente nos tribunais.
De acordo com a acusação, enquanto Zhang esteve a trabalhar para a Apple, o mesmo terá usado os seus acessos internos para roubar informação sobre a tecnologia da empresa. O mesmo foi detido pelas autoridades em 2018, depois de ter tentado voar para a China dos EUA, com diverso material da Apple.
Acredita-se que Zhang iria fornecer esta informação para uma fabricante de automóveis na China, que teria recrutado o mesmo umas semanas antes. O engenheiro possuía um vasto acesso a informação privada da Apple, incluindo a vários esquemas de placas de circuito usadas para o sistema de condução autónoma da Apple.
Zhang declarou-se como culpado em 2022, mas apenas agora as autoridades norte-americanas confirmaram a sentença final. O mesmo será condenado a 120 dias de prisão, juntamente com três anos de supervisão, ao que se junta ainda o pagamento de 146.984 dólares em indemnizações para a Apple.
É importante relembrar que a Apple tem sido bastante secreta sobre o seu projeto de veículos autónomos. Do que se sabe, este projeto encontra-se a ser desenvolvido sob o nome de “Titan”, mas a informação final do mesmo é ainda desconhecida, tal como quando a Apple espera revelar novidades sobre as tecnologias que estariam a ser desenvolvidas no mesmo.
Algumas fontes apontam que é possível de se ver novidades no mercado dentro deste projeto entre 2026 e 2028, mas a Apple encontra-se a trabalhar no mesmo faz vários anos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!