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Robot a telefonar

 

Atualmente existe um forte interesse em conteúdos de IA generativa, com produtos e serviços a serem criados para fornecerem conteúdos cada vez mais realistas. No entanto, estas melhorias a nível do realismo também levantam algumas questões a nível da segurança e da criação de conteúdos deepfake.

Recentemente a OpenAI revelou o Sora, uma nova plataforma que sua IA para criar vídeos de qualidade bastante elevada, ao ponto que pode ser complicado diferenciar entre conteúdos gerados por IA e outros reais. Também recentemente, a cantora Taylor Swift teve imagens deepfake partilhadas na X.

 

Com o aproximar das eleições de 2024, existe agora o receio que estas tecnologias possam ser usadas para fins menos bons, com a possibilidade de serem criados conteúdos enganadores ou falsos sobre os mais variados temas de políticos, que podem negativamente influenciar as eleições dos mesmos.

A pensar nisso, um vasto grupo de empresas de tecnologia assinaram hoje um acordo que pretende combater este género de conteúdos, e criar medidas para evitar que tal seja aplicado no futuro.

 

O acordo é apelidado de AI Elections Accord, e integra até agora as seguintes entidades:

  • Adobe
  • Amazon
  • Anthropic
  • Arm
  • ElevenLabs
  • Google
  • IBM
  • Inflection AI
  • LinkedIn
  • McAfee
  • Meta
  • Microsoft
  • Nota
  • OpenAI
  • Snap Inc.
  • Stability AI
  • TikTok
  • Trend Micro
  • Truepic
  • X

 

Na mensagem do comunicado do acordo, as entidades comprometeram-se a seguir algumas regras para evitar e combater os conteúdos de deepfake e criados por IA de forma maliciosa, com as seguintes regras:

  • Desenvolver e implementar tecnologia para mitigar os riscos relacionados com o conteúdo eleitoral enganoso da IA, incluindo ferramentas de código aberto, quando apropriado
  • Avaliar os modelos no âmbito do presente acordo para compreender os riscos que podem apresentar relativamente aos conteúdos eleitorais com IA enganosa
  • Procurar detetar a distribuição destes conteúdos nas suas plataformas
  • Procurar tratar adequadamente este conteúdo detetado nas suas plataformas
  • Promover a resiliência intersectorial a conteúdos eleitorais de IA enganosos
  • Fornecer transparência ao público relativamente à forma como a empresa aborda esta questão
  • Continuar a colaborar com um conjunto diversificado de organizações globais da sociedade civil e académicos
  • Apoiar os esforços para promover a sensibilização do público, a literacia mediática e a resiliência de toda a sociedade

 

Este género de acordos pretende garantir uma camada adicional de segurança para as eleições de 2024, e evitar que estes conteúdos possam enganar os utilizadores finais. Ainda recentemente uma empresa no Texas foi apanhada a realizar chamadas automáticas, onde a voz de Joe Biden era usada para apelar aos cidadãos para não votarem nas primárias de New Hampshire.

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