1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Spam a sair de computador

 

Foi recentemente descoberta uma nova campanha de spam, que se encontra a usar domínios e subdomínios de entidades reconhecidas para chegar a potenciais vítimas.

 

A campanha foi apelidada de “SubdoMailing”, e terá afetado mais de 8000 domínios de empresas reconhecidas, e mais de 13.000 sub-domínios. A campanha envia diariamente mais de cinco milhões de emails, com o objetivo de levar a esquemas e roubos para potenciais vítimas.

 

Para o esquema, os atacantes usam domínios e subdomínios que foram abandonados pelas respetivas entidades, mas ainda podem ter configurações DNS válidas, aproveitando as mesmas para o envio das mensagens fraudulentas.

 

Como estes domínios pertencem a entidades reconhecidas, a maioria dos filtros de spam não bloqueiam os seus conteúdos, fazendo com que as mensagens tenham uma elevada possibilidade de chegar à caixa de entrada.

 

Por entre algumas das entidades afetadas encontra-se o MSN, VMware, McAfee, The Economist, Cornell University, CBS, NYC.gov, PWC, Pearson, Better Business Bureau, Unicef, ACLU, Symantec, Java.net, Marvel e eBay.

 

exemplo de entidades comprometidas

 

De acordo com a Guardio Labs, as vítimas são direcionadas para várias páginas sobre diferentes pretextos, como a de alterar a senha do iCloud ou devido a transações suspeitas na conta de uma plataforma de pagamento.

 

No entanto, o objetivo principal desta campanha passa por aproveitar os registos DNS que existem em domínios e subdomínios que foram abandonados pelas empresas, para levar a que as mensagens não sejam filtradas ou bloqueadas como spam – em alguns dos casos, as mensagens podem ser enviadas com conteúdos que não dizem respeito às entidades associadas com os domínios.

 

De acordo com os investigadores, a campanha encontra-se a usar mais de 21 mil endereços de IPs diferentes para o envio das campanhas de spam, com mais de 5 milhões de mensagens enviadas todos os dias. A grande maioria dos servidores usados para o envio das mensagens encontram-se localizados na região dos EUA e Europa.

 

A Guardio Labs revelou uma ferramenta onde os gestores de domínios podem rapidamente verificar se os mesmos foram afetados nesta campanha, que pode ser acedida por este link.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech