1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

IA com programação

 

A Inteligência Artificial encontra-se cada vez mais presente no dia a dia dos utilizadores, e isso inclui também na vida dos programadores. Sistemas como o ChatGPT podem ser bastante úteis para ajudar a programar.

 

De acordo com a empresa Gartner, estima-se que 75% de todos os engenheiros de software até 2028 venham a usar IA como parte das suas tarefas. Isto é um contraste bastante elevado face aos 10% que se registam atualmente a usar estas ferramentas em 2023.

 

De acordo com o estudo, realizado em 598 empresas a nível global durante o terceiro trimestre de 2023, 63% das mesmas afirmam estar a trabalhar com ferramentas de IA para a criação de código e algumas tarefas de programação. Algumas das mesmas já se encontram a desenvolver os seus próprios assistentes de programação baseados em IA, que alguns acreditam que podem mesmo vir a ter o potencial de tirar algum do trabalho dos programadores.

 

Em parte, ao usarem estes assistentes, as empresas conseguem reduzir os gastos, e também melhorar a satisfação e retenção dos clientes, ao mesmo tempo que algumas das tarefas são consideravelmente otimizadas.

 

No final, estes assistentes podem mesmo vir a substituir alguns dos programadores que são atualmente usados pelas empresas, o que também levanta alguns receios por parte da comunidade e trabalhadores na área.

 

Com o evoluir da tecnologia, espera-se que a IA venha a ficar ainda mais integrada nos trabalhos de programação, e venha-se a verificar cada vez mais casos de conteúdos criados por estes assistentes automáticos.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech