Com a Google a revelar os planos para expandir a criação de imagens e vídeos criados usando IA, a empresa afirma também que vai aplicar medidas para que a tecnologia seja usada de forma responsável e segura.
Uma dessas medidas passa por criar marcas de água em todos os conteúdos que sejam criados usando a IA da empresa. Segundo a mesma, todos os vídeos criados pelo VideoFX, usando o modelo Veo hoje revelado, vão contar com uma marca de água do sistema SynthID.
O SynthID é um sistema de marca de água da Google, que começou a ser implementado nas criações da empresa o ano passado. A tecnologia integra marcas de água invisíveis para os utilizadores em todos os conteúdos criados por IA, o que permite a ferramentas externas identificar esses conteúdos rapidamente.
Tendo em conta as capacidades do Veo, a empresa pretende garantir que os mesmos são igualmente simples de se identificar, e, portanto, todos os vídeos criados por este vão contar com a marca de água do SynthID.
Demis Hassabis, CEO da DeepMind, afirmou mesmo que a tecnologia pode vir a ser expandida para integrar também conteúdos criados por IA a nível de texto – e eventualmente imagens. Conforme as tecnologias de IA estão a ficar mais avançadas, existe o receio real de que os conteúdos criados pelas mesmas possam vir a ser usados para abusos e desinformação.
Os sistemas de marcas de água podem ajudar a rapidamente identificar estes conteúdos, independentemente de como os mesmos foram criados. Ao mesmo tempo, outras plataformas podem usar estas tecnologias para rapidamente identificarem conteúdos criados pela IA. TikTok e Meta são algumas das empresas que já confirmaram que vão usar sistemas automáticos para identificar conteúdos criados por IA.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!