Com cada vez mais conteúdos criados por IA, torna-se fundamental criar ferramentas que possam ajudar a identificar rapidamente quando uma imagem ou vídeo são criados neste formato. A OpenAI revelou recentemente o Sora, que permite criar vídeos de alta qualidade com baixo trabalho, e a pensar nisso, a Meta também revelou algumas novidades, mais concretamente num novo sistema de watermarking para vídeos criados por IA.
Apelidado de “Video Seal”, este sistema da Meta pretende criar uma marca de água que pode ser aplicada em vídeos criados por IA, de forma invisível. Este sistema é capaz de aplicar uma marca de água que é invisível para quem veja o vídeo, mas que demarca o mesmo como tendo sido criado por algum mecanismo de IA.
O Meta Video Seal possui ainda a capacidade de aguentar pequenas edições que sejam feitas nos vídeos, algo que será extremamente importante. Por norma, quando são feitas alterações nos vídeos criados por IA, a marca de água existente tende a ser removida ou fica complicada de identificar. Com o Meta Video Seal esta permanece mesmo depois de serem realizadas ligeiras mudanças – embora em alterações mais profundas ainda se possa perder algum do efeito do sistema.
A Meta pretende distribuir este sistema sobre uma licença permissiva, dando a capacidade de outros sistemas e modelos de IA adotarem o mesmo. A empresa fornece ainda toda a documentação e exemplos necessários para os utilizadores que pretendam aplicar a mesma nos seus conteúdos.
A ideia da Meta será que, com o Meta Video Seal, os conteúdos criados de forma artificial sejam mais facilmente identificados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!