A Xiaomi encontra-se a trabalhar para desenvolver o seu próprio processador, focado para dispositivos de gama intermédia no mercado. Os rumores apontam que a empresa pretende que este novo processador venha a encontrar-se em todos os futuros dispositivos da empresa dentro desta gama.
A ideia da empresa será criar um rival direto para o Snapdragon 8 Gen 2, sendo que o chip agora em desenvolvimento é conhecido apenas como “RING”.
Adotar um chip dedicado iria permitir à empresa ter mais controlo sobre as características do dispositivo, bem como sobre o seu rendimento e otimização, invés de usar as variantes focadas de empresas como a Qualcomm.
Isto poderia ter vantagens também para os consumidores, a nível de desempenho e de custos finais dos dispositivos. A prática é algo que algumas entidades já realizam, como a Apple e Google, e a Xiaomi pretende agora adotar também.
O RING seria um chip focado para o mercado de gama intermédia, portanto não teria em foco o desempenho máximo para os dispositivos. Ainda assim, estaria focado em fornecer o melhor desempenho possível face ao preço final.
Espera-se ainda que o mesmo tenha funcionalidades focadas para o uso e processamento de dados de Inteligência Artificial, com chips internos dedicados para lidarem com essas tarefas.
Este chip iria possivelmente ser fabricado em 4 nm, embora os detalhes da arquitetura ainda sejam desconhecidos.
Tal como referido anteriormente, a Xiaomi parece estar a focar-se fortemente em criar uma versão alternativa do Snapdragon 8 Gen 2, que engloba já uma gama avançada de processadores e dispositivos no mercado.
Para já ainda se desconhece quando este chip iria ficar disponível, mas acredita-se que algumas novidades podem vir a ser reveladas em breve.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!