
Segundo um estudo realizado pela Texas Transportation Institute da Texas A&M University, o envio de SMS durante o acto da condução aumenta o tempo de reacção no dobro.
O estudo envolveu 42 automobilistas com idades entre os 16 e 54 anos, sendo necessário percorrer 17 quilómetros.
Os intervenientes no teste tinham de enviar e receber SMS durante a condução, sendo que deveriam parar a viatura quando vissem uma luz amarela no painel de instrumentos.
Os dados, depois de apurados pelos investigadores, demonstram que, enquanto a escrita e envio da SMS, os sujeitos veem o seu tempo de reacção aumentado no dobro.
Christine Yager, uma das autoras deste estudo, refere a agencia Reuters que o envio das SMS’s «tornam o condutor menos capaz de responder a perigos repentinos na estrada», sublinhando ainda que um aumento de 2 ou 3 segundos pode ser decisivo durante a condução para evitar acidentes.
Apesar de ter sido demonstrado, este estudo não é recente na área e já em Portugal a legislação não permite o envio de SMS ou a utilização continuada de dispositivos móveis durante a condução.





Sex 7 Out 2011 - 23:24 por SkySurfer

Mas olhem que agora lembrei-me de uma coisa, com tanta invoção tecnológia que aparece todos os anos, não acham que já devia existir uma função que, através do painel de instrumentos de um carro, ligado ao telemóvel, se ligava uma função de envio de sms através de voz, ou seja, apenas se tinha que tirar as mãos do volante e os olhos da estrada para clicar no botão de activação desta função e depois para envio, pois este software que um dia provavelmente existirá, se é que já não existe e eu desconheço, faz a conversão daquilo que dizemos oralmente para escrita e depois envia para o número que quisermos. Agora que penso nisto, é bem provável que já exista algo do género. Cumps




