Recentemente surgiram rumores que a Xiaomi estaria a faze progressos no desenvolvimento do seu chip dedicado, e parece que algumas novidades podem mesmo vir a ser reveladas bem breve.
Os rumores apontam que o chip dedicado da Xiaomi pode vir a surgir durante a primeira metade de 2025, sendo que a empresa teria criado uma parceria com a UNISOC para tal, tendo ainda usado o processo de 4nm da TSMC.
Se tivermos em conta todas as características, este deve tratar-se do Surge S2, que surge como um sucessor direto do S1, o primeiro chip dedicado que a Xiaomi lançou, embora tivesse uma curta duração no mercado.
Os rumores apontam ainda que o novo chip deve contar com um conjunto de cores de elevado desempenho e de eficiência. Mais concretamente, deve contar com um core Cortex X3 de elevado desempenho, três cores Cortex A715 de desempenho médio e 4 cores Cortex A510 de eficiência e focados em baixo consumo energético. Deve ainda contar com um GPU IMG CXT 48-1536, que será capaz de fornecer elevado desempenho gráfico para os jogos mais recentes.
O chip deve ainda integrar um modem 5G, que fornece aos dispositivos ligação para a mais recente ligação de dados móveis e velocidades elevadas de transferência de dados.
De relembrar que o Surge S1 surgiu inicialmente como um processador dedicado para o Mi 5C, lançado em 2017. No entanto, a empresa não viria a continuar a aposta neste processador, tendo optado por usar depois disso os processadores da MediaTek e Qualcomm.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!