1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows Server

 

A Microsoft encontra-se a disponibilizar uma nova build do Windows Server 2025, focada para utilizadores no programa de testes da empresa. A nova versão 26304 encontra-se agora disponível para quem esteja registado no Windows Server Insider.

 

Esta nova versão chega com algumas melhorias, focadas tanto a nível de estabilidade como correção de erros e falhas. Foi também integrado o novo Windows Defender Application Control for Business, para maior segurança do sistema em ambientes empresariais.

 

A Microsoft sublinha algumas das novidades desta versão.

 

Windows Defender Application Control para Empresas (WDAC)

 

O Windows Defender Application Control (WDAC) para empresas é uma camada de segurança baseada em software que reduz a superfície de ataque, impondo uma lista explícita de software permitido a ser executado. Para o Windows Server 2025, foi disponibilizada uma "política padrão" definida pela Microsoft, que pode ser aplicada ao servidor através de cmdlets do PowerShell, usando a plataforma de configuração de segurança "OSconfig".

 

Pré-visualização do Windows Server 2025 Security Baseline

 

A partir da build 26296, está disponível a pré-visualização do Windows Server 2025 Security Baseline. É possível aplicar as configurações de segurança recomendadas para o seu dispositivo ou função de VM desde o início, através de um baseline de segurança ajustado, com mais de 350 definições de segurança pré-configuradas para o Windows. Estas ajudam a aplicar e reforçar configurações de segurança detalhadas que seguem as melhores práticas recomendadas pela Microsoft e pelos padrões da indústria. O conteúdo foi organizado em três categorias, de acordo com o papel do servidor:

  • Controlador de Domínio (DC)
  • Servidor Membro
  • Membro de Grupo de Trabalho

Nota: A pré-visualização do baseline de segurança deve ser usada apenas em sistemas de teste. Embora exista um comando para "Remover", nem todas as configurações podem ser revertidas.

 

Nova aplicação Feedback Hub disponível para utilizadores do Server Desktop!

 

A aplicação deve ser atualizada automaticamente para a versão mais recente, mas, caso não seja, basta verificar atualizações na aba de definições da app.

 

Apesar de todas as novidades, a empresa ainda refere que existem alguns problemas conhecidos com esta versão, que devem ser tidos em conta na altura de se realizar a atualização:

 

  • Download do Windows Server Insider Preview: A etiqueta para esta flight pode referir incorretamente o Windows 11. No entanto, ao selecionar, o pacote instalado será a atualização do Windows Server. Ignore a etiqueta e prossiga com a instalação. Este problema será corrigido numa versão futura.
  • Scripts PowerShell no WinPE: Aplicar o componente opcional WinPE-PowerShell não instala corretamente o PowerShell no WinPE, fazendo com que os cmdlets do PowerShell falhem. Clientes que dependem do PowerShell no WinPE não devem usar esta build.
  • Validação de upgrades do Windows Server 2019 ou 2022: Não é recomendado o uso desta build para upgrades, pois foram identificadas falhas intermitentes de atualização.
  • Arquivamento de registos de eventos com o comando "wevetutil al": Esta build tem um problema onde o uso deste comando faz com que o serviço Windows Event Log falhe e a operação de arquivamento falhe. O serviço deve ser reiniciado executando "Start-Service EventLog" num prompt de comando administrativo.
  • Secure Launch/DRTM: Não é recomendado instalar esta build se tiver o código de caminho Secure Launch/DRTM ativado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech