Elon Musk realizou recentemente o seu grande evento “We, Robot”, de onde um dos grandes destaques foi o novo Cybercab. Este robotaxi pretende ser o próximo veículo autónomo da Tesla, que pretende revolucionar o meio de transporte.
No entanto, embora o mesmo tenha certamente surpreendido a comunidade presente no evento, não parece ter sido muito apelativo para os investidores da Tesla. Na realidade, as ações da Tesla depois do evento caíram quase 10% em valor.
O valor de cada ação da Tesla encontra-se agora 15% abaixo do que se registava em igual período do ano passado, com a empresa no geral avaliada em menos de 700 mil milhões de dólares.
Uma das principais críticas do evento, apesar de todas as revelações feitas, encontra-se no facto de a empresa não ter aproveitado o mesmo para revelar um novo veículo de baixo custo. Este é um problema que vários investidores da empresa já indicaram no passado, mas a Tesla e Elon Musk parecem ainda não ter um plano definido.
Existem ainda investidores que apontam que a apresentação do Cybercab pode parecer cativante, mas que a tecnologia encontra-se em teste num ambiente bastante controlado, e que colocar a mesma no mundo real ainda será um problema.
Existem ainda críticas sobre a ideia de Musk de colocar o Cybercab à venda até finais de 2027. Embora a Tesla sempre tenha sido otimista a nível dos prazos dados para lançamentos de novos produtos, parece que a meta de colocar o Cybercab em 2027 nas estradas é algo irrealista para muitos dos investidores.
Obviamente, tudo parte da capacidade de Musk em realmente provar que consegue seguir os planos, mas tendo em conta as avaliações iniciais, parece que isso é algo complicado de atingir.