Os dispositivos dobráveis surgiram no mercado com uma grande expectativa, em parte porque se tratava de uma nova tecnologia e seria algo que certamente cativava os utilizadores. No entanto, parece que este entusiasmo encontra-se agora a ficar cada vez menos visível.
Os dados mais recentes indicam que a venda de dispositivos dobráveis no mercado encontra-se novamente em queda, com valores negativos durante o terceiro trimestre deste ano. A Samsung, sendo uma das empresas com maior participação no setor, é também uma das principais afetadas.
Após quase seis trimestres consecutivos em crescimento, o mercado global dos dispositivos dobráveis encontra-se agora a registar uma queda de 1% nas vendas, durante o terceiro trimestre de 2024. Os dados da Counterpoint apontam que a Samsung continua a liderar nas vendas globais, sendo a principal fabricante de dispositivos dobráveis, mas ao mesmo tempo, esta é também uma das que sente mais em peso a queda agora registada.
Além disso, a maior competição no mercado também afeta as vendas. A Samsung registou, no último ano, uma queda de 21% nas vendas de dispositivos dobráveis, em parte devido a uma maior competição das rivais.
Em contrapartida, a Xiaomi registou um aumento de 185% na vendas, seguindo-se a Motorola com 164%, a Honor com 121% e a Huawei com 23%.
Jene Park, analista da Counterpoint, indica que o mercado dos dispositivos dobráveis encontra-se a passar por uma fase de transição, onde existem novos desafios a ter em conta, e de onde se passa de um segmento de nicho para algo mais geral. Uma das principais barreiras para os consumidores continua a ser o preço mais elevado destes dispositivos, que os coloca longe do alcance de muitos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!