Por entre os vários navegadores existentes no mercado, o Vivaldi destaca-se por ser um dos que permite uma maior personalização, contando com funcionalidades focadas em ajudar os utilizadores a colocarem o navegador como realmente pretendem.
No entanto, uma recente mudança no mesmo está a causar alguma controvérsia. Uma das funções do Vivaldi encontra-se na capacidade de o mesmo bloquear automaticamente scripts e conteúdos de tracking pela web, garantindo assim mais privacidade para os utilizadores.
No entanto, o navegador realizou recentemente alterações para garantir um termo “justo” entre bloquear publicidade e tracking, e permitir que as plataformas online ainda consigam obter rendimentos.
O navegador vai continuar a bloquear os scripts de tracking e publicidade, mas agora irá permitir algumas redes de publicidade parceiras por padrão. Por exemplo, sites como o Startpage e Ecosia podem agora incluir tracking nos links das pesquisas, que de outra forma estariam bloqueados.
Esta funcionalidade encontra-se atualmente em testes no Vivaldi Snapshot, a versão de teste do navegador. Além disso, os utilizadores podem sempre voltar a bloquear todo o tracking, caso assim o pretendam, a partir das definições do sistema.
Porém, rapidamente começaram a surgir críticas ao facto de esta funcionalidade encontrar-se ativa por padrão para todos os novos utilizadores, quando o bloqueio de tracking é ativado. É possível que tal venha a mudar no futuro, mas o Vivaldi defende que esta será uma forma de continuar a garantir algum tracking seguro para as plataformas web, enquanto continua a bloquear possíveis ameaças à privacidade mais graves.
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