A Apple está a preparar-se para lançar o iPhone 17 Pro em 2025, e certamente que este modelo vai contar com várias novidades, entre as quais encontra-se um novo processador de 2nm. No entanto, parece que a empresa vai ter de adiar alguns dos planos para tal mais alguns meses.
De acordo com os mais recentes rumores, a TSMC, que é a principal fabricante dos processadores da Apple para os iPhones, encontra-se a verificar problemas em conseguir adotar a arquitetura de 2nm nos mesmos, e de os lançar para produção em massa.
Os dados indicam que a TSMC pode demorar até 12 meses para conseguir estabilizar a arquitetura dos 2nm para uma produção em massa. Portanto, isso pode indicar que a Apple ainda pode lançar os novos iPhones com chips de arquiteturas diferentes.
Um dos problemas apontados na TSMC encontra-se na capacidade de produzir unidades suficientes dos chips, para poder acompanhar o stock necessário de dispositivos da Apple. Embora a entidade tenha planos de expandir as suas linhas de operações, isso ainda pode demorar algum tempo, e apenas em 2026 é que temos resultados visíveis.
Atualmente, apenas 60% dos waffers em 2nm fabricados pela TSMC podem ser considerados como válidos para produção. Isto deixa mais de 40% da produção com falhas e problemas, que impedem de usar os waffers na criação dos chips. Este valor ainda é bastante elevado, demonstrando que ainda existe necessidade de a fabricante adaptar as suas tecnologias para produzir a nova arquitetura de forma considerável.
A confirmar-se, a Apple pode ainda manter a arquitetura de 3nm por mais algum tempo, possivelmente com os modelos a serem lançados em 2025.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!