Um grupo de ativistas da Ucrânia, parte do Ukrainian Cyber Alliance, anunciou ter-se infiltrado em uma grande operadora Russa, tendo destruído centenas de sistemas associados com a mesma.
Segundo o grupo, este infiltrou-se nos sistemas internos da operadora Nodex, tendo eliminado milhares de dados em sistemas da mesma, causando vários danos e prejuízos na casa dos milhões de dólares. Os ativistas indicaram ainda que, além de eliminarem os dados dos sistemas a que teriam acesso, estes foram também removidos de sistemas de backup, deixando a operadora sem forma de restaurar os conteúdos perdidos.
Além da confirmação, o grupo partilhou ainda, via o Telegram, várias imagens dos sistemas da operadora antes de terem sido eliminados, e algumas até durante o processo.
A operadora usou as suas plataformas para confirmar o ataque, tendo indicado que a sua rede foi “destruída”, alegadamente por grupos relacionados à Ucrânia. A empresa confirmou ainda que, tendo em conta o impacto, alguns serviços poderiam encontrar-se inacessíveis, sendo que o foco será deixado em restaurar as ligações telefónicas.
A plataforma NetBlocks também terá confirmado a inacessibilidade da operadora, sendo que praticamente todas as ligações realizadas pela mesma foram subitamente cortadas, e poucas horas depois o ataque era confirmado.
O site da operadora também se encontra inacessível. A operadora não deixou detalhes de quando espera restabelecer os serviços afetados, mas tendo em conta a destruição interna realizada, é provável que esta tarefa demore semanas ou até meses a ficar inteiramente resolvida.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!