Os utilizadores que estejam em equipamentos mais antigos da Apple, e que usem os navegadores da Opera, devem começar a preparar-se para algumas mudanças em breve. A Opera revelou que vai deixar de suportar algumas versões mais antigas do sistema da Apple junto dos seus navegadores.
Segundo a empresa, os dispositivos com o iOS 14 ou anterior vão deixar de ser suportados nas versões futuras do Opera. Esta medida vai afetar sobretudo utilizadores que tenham o iPhone 6, 6 Plus ou versões mais antigas, tendo em conta que serão os dispositivos que ainda permanecem nesta versão do iOS.
Obviamente, usar versões antigas do iOS não é recomendado, mas muitos dispositivos deixaram de ser suportados diretamente pela Apple, e não contam com a capacidade de atualização para as recentes versões do sistema. Nestes casos, os utilizadores dos mesmos que ainda tenham o Opera, devem começar a procurar alternativas.
A Opera afirma que manteve o suporte ao iOS 14 pelo máximo de tempo que foi possível, mas as novas tecnologias existentes na internet, e usadas pelo navegador da empresa, simplesmente não são mais suportadas nas versões antigas do sistema.
O Opera 5.4.2 vai ser a primeira versão a deixar de suportar as versões antigas do iOS. Quem esteja com o navegador instalado, não irá receber atualizações futuras do mesmo. Eventualmente, poderá continuar a usar o Opera nas versões que se mantiverem nessa altura, mas eventualmente algumas das funcionalidades do mesmo podem deixar de funcionar corretamente, e os sites podem deixar de ser apresentados.
De relembrar que a Apple lançou o iOS 14 em Setembro de 2020, durante a altura da pandemia. Fazendo quase cinco anos desde o lançamento do sistema, chega a altura de ditar o fim do suporte ao mesmo.
Quem tenha a capacidade de realizar a atualização para as versões mais recentes do iOS, deve realizar a tarefa o quanto antes. Os restantes utilizadores, caso pretendam continuar a usar o Opera, devem agora procurar alternativas. Os utilizadores que ainda estejam nesta versão do sistema têm vindo a receber notificações para o fim de suporte da Opera desde o ano passado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!