1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Pixel 9a

 

A Google revelou recentemente o seu novo dispositivo a chegar ao mercado, o Pixel 9a. Este dispositivo pretende ser um dos modelos mais baratos da linha, e que chega com características ainda assim interessantes.

 

No entanto, apesar de a Google afirmar que o dispositivo continua a fornecer toda a experiência da linha Pixel, parece que algumas funcionalidades bem conhecidas da linha não vão encontrar-se disponíveis no dispositivo devido aos requisitos da RAM.

 

Embora o Pixel 9a tenha integrado algumas funcionalidades de Inteligência Artificial, nem todas vão ficar disponíveis para os utilizadores. O Pixel 9a chega com apenas 8 GB de memória RAM, e parece que esta limitação apenas permite que o dispositivo tenha acesso a um modelo local LLM bastante pequeno, que também limita algumas das funcionalidades do mesmo dentro das apps existentes.

 

Tendo em conta o limite da RAM, o dispositivo pode não contar com suporte para algumas das funcionalidades mais avançadas de IA, entre as quais encontra-se o uso de algumas das aplicações da empresa.

Este novo dispositivo da Google usa um modelo dedicado de IA, o Gemini Nano 1.0 XXS, que basicamente será uma versão mais leve e limitada do Gemini Nano – que por sua vez já é um modelo bastante reduzido para dispositivos móveis.

 

A Google teve de fazer o corte no modelo de IA usado de forma local visto que, enquanto os restantes modelos da linha Pixel 9 contam com 12 GB de RAM, este novo modelo conta apenas com 8 GB, e portanto fica mais limitado na hora de poder executar os comandos de IA localmente.

 

Capturas de ecrã pixel

 

Embora o novo modelo possa permitir usar a IA de forma local com menos recursos, isso também faz com que as funcionalidades existentes no mesmo sejam mais reduzidas. Isso confirma-se com algumas das apps que não vão ser suportadas neste dispositivo.

 

O Gemini XXS não permanece constantemente em segundo plano no sistema, como acontece com os restantes dispositivos, e invés disso apenas é chamado quando realmente se precisa do mesmo. Além disso, o Gemini Nano 1.0 XXS também não conta com capacidade de analisar imagens ou vídeos, e portanto, apenas pode ser usado para analisar texto.

 

Face a todas as limitações do modelo, o novo Pixel 9a não vai poder usar a aplicação de Captura de ecrã dedicada da linha Pixel, que usa IA para analisar e organizar as capturas de ecrã, além de também não incluir a ferramenta de notas nas chamadas, que permite resumir as conversas.

 

É possível que algumas funcionalidades baseadas na cloud ainda continuem disponíveis, mas pelo menos estas duas apps vão estar em falta no novo dispositivo.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech