O mercado da Realidade Aumentada e Virtual tem vivido de altos e baixos. E os dados mais recentes do mercado parecem apontar essa tendência, mas ao mesmo tempo deixam previsões mais reservadas para o futuro.
De acordo com os dados da empresa de análise do mercado IDC, as vendas de dispositivos de realidade virtual e aumentada aumentou ligeiramente em 2024, aliviando um pouco o mercado.
Isto são boas noticias para as empresas que apostam nestas áreas, como é o caso da Meta, e surge depois de quase dois anos de quedas constantes. Segundo os analistas, a chegada de novos produtos ao mercado pode ter incentivado a tendência, mas existem alguns pontos a ter em conta.
A Meta dominou o mercado, tendo atualmente uma quota de 74.6%, sendo acompanhada pela Apple, com 5.2%, a Sony com 4.3%, a ByteDance com 4.1% e a XREAL com 3.3%. Como se pode notar pelos dados, a Meta é atualmente a maior representante do mercado, mas por entre todas as entidades, apenas esta e a XREAL realmente sentiram crescimentos ao longo dos anos.
Além disso, as duas empresas também conseguiram mais lucros tendo em conta que conseguiram aumentar os preços finais dos seus dispositivos, focando-se em mercados mais “premium”.
O envio de dispositivos no mercado aumento durante o ano 14.9%, em parte porque foram lançados novos produtos durante este tempo. Em causa encontra-se o Apple Vision Pro, o Meta Quest 3 e 3S, bem como o PICO 4 da Bytedance.
Mas ainda assim, o futuro é algo incerto, e existem alguns “senão” para o mesmo. As previsões apontam que, para 2025, o mercado deve novamente estagnar, com as vendas a poderem mesmo atingir valores mais reduzidos do que os do ano anterior.
Embora se esperem novos dispositivos no mercado para este ano, o lançamento dos mesmos não deverá ser suficiente para conseguir fazer com que as receitas e vendas em geral aumentem de forma considerável. Isto não será certamente boas notícias para as empresas que apostam neste mercado.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!