No dia 4 de abril de 2025, a Microsoft vai realizar 50 anos de existência. Esta data é particularmente importante para a empresa, pois demonstra a evolução da mesma desde que foi fundada.
E para celebrar a data, Bill Gates encontra-se agora a realizar algo inesperado. O mesmo aproveitou a data para divulgar o código fonte do documento que viria a dar origem ao Windows e à empresa.
Segundo Bill Gates, antes de existir o Office, Windows 95, Xbox ou a IA em geral, havia o Altair Basic. Em 1975, Bill Gates viu uma foto do computador Altair 8800, na capa da popular revista de tecnologia da altura “Popular Electronics”.
Esta imagem terá sido o ponto de partida para o progresso, sendo que Gates e Paul Allen, ambos estudantes de Harvard, decidiram entrar em contacto com a empresa MITS, a responsável por este sistema. Os mesmos ofereceram à entidade uma versão da linguagem de programação Basic, que se encontrava adaptada para funcionar no processador do Altair 8800.
No entanto, apesar da promessa, esta não era real. Isto porque o código da mesma não existia ainda nesta altura, apesar do indicado pelos dois amigos para a empresa. Eventualmente, quando a MITS aprovou o projeto, Gates e Allen passaram dois meses a trabalhar no código, que viria a ser apresentado a Ed Roberts, presidente e fundador da MITS.
O executivo gostou do que viu, e aceitou em licenciar o código do interpretador do Basic para o Altair 8800. Segundo Bill Gates, o Altair Basic foi o primeiro produto criado pela recentemente apelidada “Micro-Soft”, que mais tarde foi reformulada apenas para “Microsoft”.
Este pedaço de código fonte foi a origem do nome e de toda a história da empresa, que viria anos mais tarde a revolucionar a indústria da tecnologia. Além de ter contado toda a história, Bill Gates decidiu ainda disponibilizar todo o código fonte usado na criação deste sistema. O documento PDF foi digitalizado do papel impresso em 1975.
No total são 157 páginas contendo o código escrito em Assembly para o Intel 8080, o processador que se encontrava no Altair 8800.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!