A Google confirmou que vai começar a realizar mudanças na forma como os utilizadores acedem a alguns dos seus domínios de topo em diferentes países.
Até agora, a Google mantinha vários domínios associados a diferentes países, como o Google.pt. Embora o “google.com” seja o domínio principal da plataforma de pesquisa, os utilizadores poderiam optar por aceder a versões regionais mais dedicadas – que embora ainda fossem o “Google”, eram mais focados para um determinado idioma ou região.
No entanto, a Google indica agora que vai realizar algumas mudanças, e que os seus domínios regionais vão começar a ser redirecionados apenas para o Google.com. Ou seja, quem antes acedia a google.pt ou google.fr, brevemente vai ter os mesmos a redirecionar para Google.com.
Esta mudança não deve causar grandes mudanças nas formas como os utilizadores realizam as suas pesquisas. A Google afirma ter optado por realizar esta medida, tendo em conta que, durante os últimos anos, foram feitas alterações na forma como resultados regionais são apresentados nas pesquisas, que tornam os domínios regionais desnecessários.
É possível que, com a mudança, os utilizadores tenham de realizar novamente o login nas suas contas em Google.com, invés de usarem os dados das contas regionais, mas além disso não se devem ser sentidas mudanças. As pesquisas e redireccionamentos ainda irão continuar a funcionar na normalidade, e devem ser transparentes para todos.
Embora seja apenas uma ligeira mudança, espera-se que venha a ajudar a centralizar o ecossistema da Google apenas sobre um domínio – neste caso, o Google.com.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!