1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Airbnb novas funcionalidades

 

A Airbnb anunciou esta terça-feira uma lufada de ar fresco na sua aplicação, expandindo consideravelmente o seu leque de ofertas. A plataforma, conhecida mundialmente pelo alojamento, permite agora que os viajantes reservem uma variedade de serviços e experiências, desde uma relaxante massagem ou um corte de cabelo, até uma refeição preparada por um chef particular ou a participação em atividades locais. Estas novidades podem ser adicionadas à estadia ou, curiosamente, reservadas de forma totalmente independente.

 

A empresa sugere, por exemplo, que se pode reservar uma visita guiada numa cidade para a qual se viajou, mesmo que se tenha optado por outro tipo de alojamento. Esta não é a primeira incursão da Airbnb neste território; uma versão anterior das "Experiências" foi pausada em 2023 para que a empresa pudesse otimizar a sua oferta principal de estadias. Agora, a gigante do turismo volta à carga, incentivando os utilizadores a irem além do simples planeamento de uma viagem.

 

Mais do que apenas estadias: os novos horizontes do Airbnb

 

A estratégia da Airbnb visa capitalizar o enorme tráfego que o seu site já recebe. Durante a apresentação de resultados do primeiro trimestre de 2025, o CEO Brian Chesky revelou que a plataforma foi acedida por mais de 1,5 mil milhões de dispositivos no último ano, salientando, no entanto, que muitos visitantes não chegam a concretizar uma reserva de alojamento.

 

nova interface da app do Airbnb

 

Com esta jogada, a Airbnb entra em concorrência mais direta com outras grandes empresas do setor de viagens, como a Tripadvisor, Booking.com, Viator e GetYourGuide, bem como com fornecedores de serviços como o Yelp.

 

O que esperar dos novos serviços e experiências

 

Inicialmente, a Airbnb permite reservar serviços em 10 categorias distintas, incluindo chefs, catering, refeições preparadas, fotografia, massagens, tratamentos de spa, treino personalizado, cabeleireiro, unhas e maquilhagem. Estes serviços estarão disponíveis em 100 cidades espalhadas por oito países.

 

Enquanto os serviços podem ser usufruídos no local de estadia, as experiências, por norma, implicarão uma deslocação a um local específico. As experiências arrancarão em 19 categorias, abrangendo 1.000 cidades globalmente, e incluem:

 

  • Visitas culturais e a museus
  • Experiências ao ar livre, desportos aquáticos e de observação de vida selvagem
  • Roteiros gastronómicos e aulas de culinária
  • Workshops de arte e experiências de compras
  • Experiências de exercício físico, bem-estar e beleza

 

A plataforma lança também as "Airbnb Originals", experiências exclusivas que contam com parcerias com celebridades. Entre os exemplos, contam-se um workshop de pastelaria na padaria francesa French Bastards com a chef Raphaelle Elbaz, ou uma partida de voleibol de praia com a atleta olímpica Carolina Solberg na praia do Leblon, no Rio de Janeiro.

 

"Estas experiências e serviços são uma forma de vivenciar uma cidade como um habitante local. Consideramos que são extensões naturais às [estadias em] casas", afirmou Judson Coplan, Vice-Presidente de Marketing de Produto da Airbnb, em declarações ao TechCrunch. "O fantástico da Airbnb é que se consegue alojamento único que não se encontra em mais lado nenhum. Pensamos nas nossas novas ofertas da mesma maneira."

 

Coplan acredita que as Experiências Airbnb podem inspirar as pessoas a viajar e a realizar viagens que talvez não tivessem considerado. Além disso, pensa que as novas ofertas podem levar as pessoas a descobrir novas atividades na sua própria cidade.

 

A Airbnb ficará com uma comissão de 15% sobre os serviços e 20% sobre as experiências. No entanto, os utilizadores verão apenas um preço final ao pesquisar ou reservar qualquer uma das categorias. A empresa garante que os anfitriões destas categorias serão submetidos a processos de verificação e controlo de qualidade, que incluem a sua experiência, presença online, formação e licenças necessárias.

 

Uma app renovada com foco no social

 

A introdução de serviços e experiências faz parte de uma atualização mais ampla da aplicação, onde tanto a versão para hóspedes como para anfitriões será renovada para acomodar as novas categorias, entre outras alterações.

 

Os hóspedes poderão explorar e reservar nas categorias de Estadias, Serviços e Experiências. Se os viajantes já tiverem uma viagem marcada, a aplicação sugerirá experiências ou serviços relacionados. Do lado dos anfitriões, existirão funcionalidades de calendário e de gestão de anúncios para os ajudar a gerir reservas e ofertas.

 

A Airbnb prepara-se também para lançar funcionalidades sociais ainda este ano. A aplicação já possui uma ferramenta de mensagens de grupo para o planeamento de viagens, mas planeia adicionar uma funcionalidade de chat de grupo para pessoas que participaram juntas numa experiência. Desta forma, poderão conversar sobre a experiência, partilhar fotos e vídeos, ou fazer recomendações para outra viagem. A Airbnb espera que isto incentive as pessoas a viajar mais e a usar a sua plataforma para o efeito. A empresa afirma estar a desenvolver funcionalidades de privacidade em torno destas ligações sociais para criar uma experiência segura para os utilizadores.

 

As funcionalidades sociais seguem-se ao lançamento, no ano passado, de uma página de perfil atualizada, que permitiu aos utilizadores partilhar mais sobre si mesmos, incluindo onde vivem, idiomas que falam e outros factos pessoais. Coplan referiu que, após esse lançamento, o número de perfis preenchidos na plataforma aumentou 15 vezes. "Houve um aumento enorme no número de pessoas que queriam partilhar mais sobre si. Para nós, isso foi um indício de que viajar tem que ver com ligações", explicou. "Seja com o anfitrião, as pessoas com quem se viaja, ou as pessoas que se conhecem pelo caminho. Existe, especialmente neste momento, um desejo de conectar com outras pessoas."

 

Apoio ao cliente reforçado com inteligência artificial

 

Fazendo eco dos comentários de Chesky, Coplan destacou como a Airbnb está a usar inteligência artificial (IA) para o apoio ao cliente e como, com o tempo, o seu assistente de IA se tornará um "concierge" capaz de auxiliar no planeamento de viagens e fornecer inspiração.

 

No início deste mês, Chesky apresentou o agente de apoio ao cliente da Airbnb baseado em IA. Ao contrário da versão anterior do bot, que redirecionava os utilizadores para artigos de suporte, o novo assistente fornece agora uma resposta diretamente no chat.

 

O bot está inicialmente disponível para utilizadores de língua inglesa nos EUA e será totalmente implementado neste mercado até ao final do mês. Ainda este ano, a funcionalidade chegará a mais países e idiomas, disse Coplan ao TechCrunch. Com o tempo, afirma, a Airbnb adicionará mais funcionalidades ao seu assistente de IA, incluindo respostas personalizadas adaptadas à viagem e reserva do utilizador, e botões de ação integrados para realizar ações rápidas, como cancelar uma reserva.

 

O site atualizado da Airbnb e as aplicações para iOS e Android começam a ser disponibilizados a todos os utilizadores globalmente a partir de hoje.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech