A Bungie, conhecida por títulos como Destiny, emitiu um comunicado nas redes sociais onde afirma estar a investigar a forma como arte não autorizada surgiu no teste alfa fechado do seu próximo jogo, Marathon, um shooter PvPvE (jogador contra jogador contra ambiente).
A polémica surgiu no início desta semana, quando a artista escocesa Fern Hook denunciou publicamente que trabalhos da sua autoria tinham sido utilizados no alfa de Marathon sem o seu conhecimento ou consentimento. "Os ambientes [do jogo] estão cobertos com elementos retirados de designs de pósteres que criei em 2017", escreveu Hook na plataforma X (anteriormente Twitter).
Artista descobre a sua obra em Marathon
Em entrevista ao Washington Post, Fern Hook revelou que já suspeitava que a sua arte pudesse ter sido usada sem permissão quando a Bungie anunciou oficialmente o jogo em 2023. Na sua publicação na rede X, a artista apresentou comparações lado a lado entre os seus trabalhos e as imagens vistas em Marathon. Adicionalmente, Hook já tinha partilhado em 2024, também no X, que escondera uma referência ao webcomic "Loss" (do Ctrl + Alt + Del) nos seus designs. Um ano depois, um jogador publicou uma captura de ecrã do jogo que incluía uma referência codificada a esse mesmo webcomic, adensando as suspeitas.
Bungie reage e atribui culpas a ex-funcionário
Perante a situação, a Bungie afirmou ter tomado conhecimento do problema e averiguado que a equipa de arte não sabia que os elementos gráficos tinham sido incorporados indevidamente. Segundo o estúdio, um ex-funcionário terá sido o responsável pela adição da arte em questão. A empresa adiantou também que já contactou Fern Hook para discutir o assunto e que está "empenhada em agir corretamente para com a artista".
Um padrão preocupante: Bungie e o uso indevido de arte
Este não é, contudo, um incidente isolado no historial da Bungie. Em 2024, a empresa concordou em compensar a artista Tofu Rabbit após esta descobrir que o design de uma arma Nerf temática de Destiny 2 tinha sido diretamente copiado da sua arte de fã. Existem ainda outras acusações de que a Bungie terá usado arte de fãs de Destiny 2 como referência e em cinemáticas sem a devida autorização dos criadores.
Bungie promete revisão interna para evitar repetições
Para evitar que situações semelhantes se repitam, a Bungie declarou que está a rever todos os seus recursos dentro do jogo, com especial atenção àqueles produzidos por antigos colaboradores. O objetivo é garantir que este tipo de problema não volte a acontecer no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!