1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Audi E5 Sportback

 

A Audi prepara-se para uma nova estratégia no competitivo mercado automóvel chinês com a introdução de uma submarca totalmente nova, designada AUDI (em letras maiúsculas), e o seu primeiro veículo, o Audi E5. Este modelo elétrico, desenvolvido em parceria com a SAIC, destina-se exclusivamente ao mercado chinês e viu agora a sua versão de produção revelada pelo regulador local.

 

Uma nova identidade para conquistar o mercado chinês

 

A nova marca AUDI surge com uma proposta distinta, abdicando do tradicional logótipo dos quatro anéis. Esta decisão simboliza uma rutura com o legado da marca-mãe, focando-se numa abordagem "na China, para a China". O objetivo é claro: desenvolver veículos que respondam diretamente às preferências e necessidades dos consumidores chineses.

 

O Audi E5 já tinha sido antecipado no Salão Automóvel de Xangai no mês passado, mas é agora, com o pedido de homologação submetido ao Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT), que conhecemos as suas especificações finais. Este passo é, regra geral, o último antes do lançamento comercial de um novo modelo.

 

Especificações reveladas pelo MIIT: O que esperar do Audi E5

 

O Audi E5 Sportback apresenta-se com dimensões generosas: 4881 mm de comprimento, 1960 mm de largura e 1479 mm de altura, com uma distância entre eixos de 2950 mm. A documentação de homologação revela que estarão disponíveis quatro níveis de potência para o motor elétrico: 220 kW (aproximadamente 299 cv), 300 kW (cerca de 408 cv), 386 kW (aproximadamente 525 cv) e uns impressionantes 579 kW (cerca de 787 cv).

 

Motorizações para todos os gostos e uma bateria de peso

 

A maioria dos componentes essenciais deste veículo elétrico tem origem na SAIC. O motor é produzido pela Huayu Automotive Electric Systems Co., Ltd., uma subsidiária do SAIC Motor Group. Apenas a versão de 220 kW utiliza um motor fabricado pela United Automotive Electronic Systems Co. Ltd., uma joint-venture da Bosch na China.

 

No que diz respeito à bateria, esta será uma unidade de lítio ternário com óxidos de níquel, manganês e cobalto (NMC), fornecida pela SAIC Power Battery Co., Ltd., uma parceria entre a SAIC Motor e a gigante das baterias CATL. O E5 Sportback contará com uma arquitetura de carregamento de 800V. A AUDI já tinha adiantado que a autonomia máxima, segundo o ciclo CLTC, atingirá os 770 km, sendo capaz de recuperar 370 km de autonomia em apenas 10 minutos de carregamento.

 

Produção e tecnologia com forte cunho local

 

O regulador chinês confirmou ainda que o Audi E5 Sportback será fabricado pela SAIC Volkswagen Automotive Co., Ltd., na sua fábrica número 1 em Anting, Xangai, onde se localiza também a sede da SAIC-VW.

 

Pelas imagens divulgadas, é possível observar que o veículo estará equipado com um sensor LiDAR posicionado acima do para-brisas frontal, indicando capacidades avançadas de assistência à condução. As jantes disponíveis serão de 19 ou 20 polegadas.

 

Lançamento e o futuro da AUDI na China

 

O Audi E5 Sportback é um veículo exclusivo para o mercado chinês, com o lançamento previsto para julho ou agosto de 2025. Seguindo o E5, a marca AUDI planeia lançar mais dois modelos totalmente elétricos na China, um em 2026 e outro em 2027, reforçando a sua aposta neste importante mercado.




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech