
A nova submarca da fabricante alemã Audi, designada simplesmente como AUDI e que se destaca por abandonar o famoso logótipo dos quatro anéis, prepara o lançamento mais importante da sua curta história. O novo SUV elétrico tem a sua estreia de produção oficial agendada para abril, mas o Ministério da Indústria e Tecnologia da Informação da China (MIIT) acabou por revelar antecipadamente o design final do veículo.
O fim dos anéis e o foco no formato SUV
A estratégia da fabricante para abraçar o mercado asiático de veículos elétricos levou à criação de uma linha com uma linguagem de design muito própria e exclusiva. O primeiro modelo lançado, a carrinha elétrica AUDI E5 Sportback, gerou uma procura assinalável, somando mais de 10 mil encomendas nos primeiros trinta minutos de disponibilidade.
No entanto, a preferência generalizada dos consumidores por modelos de maiores dimensões significa que um SUV terá sempre fortes probabilidades de ultrapassar as vendas de uma carrinha tradicional. É com este cenário em mente que surge o AUDI E7X, desenvolvido sobre a mesma plataforma base (PPE - Premium Platform Electric) do modelo E5. Durante testes de inverno rigorosos na China, a versão de topo do E7X foi captada a exibir jantes de 22 polegadas, câmaras laterais em substituição dos habituais espelhos retrovisores e um conjunto avançado de sensores LiDAR e radar localizados no topo do para-brisas.
Design dinâmico e autonomia de longa distância
Contrariando a norma de que os modelos de produção acabam por ser visualmente mais conservadores do que os conceitos, o novo AUDI apresenta linhas ainda mais elegantes e aerodinâmicas. A secção frontal do SUV integra uma entrada de ar ativa no para-choques, permitindo direcionar o fluxo de refrigeração para as áreas críticas apenas quando necessário. Resta aguardar pelo lançamento de abril para confirmar se os puxadores das portas integrados de forma oculta na carroçaria irão transitar para a versão de venda ao público.
As especificações homologadas, divulgadas pelo portal automóvel chinês Autohome, indicam que o novo modelo será comercializado com quatro configurações distintas. Estas assentam em duas opções de baterias de lítio ternário, com capacidades de 100 kWh e 109,3 kWh. A variante focada na máxima eficiência, equipada com a bateria de maior capacidade, tração a duas rodas e motor de 300 kW, promete um alcance até 751 quilómetros. Para quem valoriza o desempenho máximo, a marca vai disponibilizar uma versão integral Quattro, capaz de entregar 500 kW de potência, o equivalente a cerca de 670 cavalos.












Nenhum comentário
Seja o primeiro!